quinta-feira, 9 de julho de 2009

058 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "




 "Meu Jardim" Foto LuisD.
*
ARTUR AZEVEDO
Artur Nabatino Gonçalves de Azevedo
Nasceu a 07 de julho de 1855, signo de câncer,
em São Luis do Maranhão, Estado de Maranhão, Brasil.
Membro da "Academia Brasileira de Letras", fundador . . .
Faleceu em 1908, Rio de Janeiro, Brasil.
*
CANTOePALAVRAS
Carapaças, 1871; Na Rua do Ouvidor, 1875;
Sonetos, 1876; O Dia de Finados, 1877;
Contos Possíveis, 1889; Contos em Verso, 1909;
 Horas Vagas; Rimas . . .
*
Não há no mundo quem amantes visse
Que se quisessem como nos queremos . . .
Um dia, uma questiúncula tivemos
Por um capricho, por uma tolice.
-
- " Acabemos com isto! ", ela me disse.
E eu respondi-lhe assim - " Pois acabemos! "
E fiz o que se faz em tais extremos:
Tomei do meu chapéu com fanfarrice.
-
E, tendo um gesto de desdém profundo,
Saí cantarolando . . . (Stá bem visto
Que a forma, aí, contrafazia o fundo).
-
Escreveu-me . . . Voltei. Nem Deus, nem Cristo,
Nem minha mãe volvendo agora ao mundo
Eram capazes de acabar com isto!
*
ARTUR AZEVEDO
" Arrufos "
▬▬
"Natureza" Foto LuisD.

Nenhum comentário: