quinta-feira, 23 de julho de 2009

044 - "OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "

Foto "Meu Jardim" LuisD


MIA COUTO
António Emilio Leite Couto
Nasceu a 05 de julho de 1955, signo de câncer,
na cidade da Beira, Província de Sofala, Moçambique, África.
Filho de emigrantes portugueses.
Estudou Biologia(especialidade Ecologia), na "Universidade
Eduardo Modlane". . .
Prémios
Prémio " Vergilio Ferreira ", 1999; Prémio Literário
" Mário António ", 2000; Prémio "União Latina de Literaturas
Românicas ", 2007; Prémio " Passo Fundo Zaffari e Bourbon de
Literatura ", 2007.
*
CANTOePALAVRAS
Vozes Anoitecidas(conto), 1986; Cada Homem é uma
Raça(conto), 1990; Terra Sonâmbula(romance), 1992;
Varanda do Frangipani(romance), 1996;
Mal me Quer(romance), 1998; Raiz de Orvalho e outros
Poemas, 1999; O Último Voo do Flamingo, 2000;
O Gato e o Escuro(romance), 2001;
O País da Queixa Andar(crônica), 2003;
A Chuva Pasmada(romance), 2004;
O Fio das Missangas(conto), 2004; O Outro Pé da
Sereia(romance), 2006; O Beijo da Palavrinha(romance), 2006;
Venenos de Deus, 2008; Guerreiro de Esperas . . .
*
I
Entre o desejo de ser
e o receio de parecer
o tormento da hora cindida.
-
Na desordem do sangue
a aventura de sermos nós
restitui-nos ao ser
que fazemos de conta que somos.
*
MIA COUTO
" Ser, Parecer "
*
II
Estou
E num breve instante
Sinto tudo
Sinto-me tudo
-
Deito-me no meu corpo
E despeço-me de mim
Para me encontrar
No próximo olhar
-
Ausento-me da morte
não quero nada
eu sou tudo
respiro-me até à exaustão
-
Nada me alimenta
porque sou feito de todas as coisas
e adormeço onde tombam a luz e a poesia.
-
A vida (ensinaram-me assim)
Deve ser bebida.
*
MIA COUTO
" A Vida Deve Ser Bebida "
*
III
À ternura pouca
Me vou acostumando
enquanto me adio
servente de danos e enganos
-
Vou perdendo morada
na súbita lentidão
de um destino
que me vai sendo escasso.
-
Conheço a minha morte
Seu lugar esquivo
Seu acontecer disperso.
-
Agora
Que mais
me poderei vencer?
*
MIA COUTO
" Destino "
Raiz de Orvalho
*
O tempo é um ser que engravida antes mesmo de nascer.



Nenhum comentário: