quinta-feira, 13 de agosto de 2009

029 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "

"Meu Jardim" Foto LuisD.


ZEFERINO BRASIL
Zeferino de Sousa Brasil
Nasceu a 24 de abril de 1870, signo de touro,
em Taquari, Estado de Rio Grande do Sul, Brasil.
Jornalista e poeta . . .
Faleceu em 1942, Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
*
CANTOePALAVRAS
Alegros e Surdinas, 1891; Traços Cor-de-Rosa, 1893;
Ester, 1902; Vovó Musa, 1903;
Na Torre de Marfim, 1910; O Beijo, 1922;
Meio, 1922; Alma Gaucha, 1935 . . .
*
I
De leve beijo as suas mãos pequenas,
Alvas, de neve, e, logo um doce, um breve,
Fino rubor lhe tinge a face, apenas
De leve beijo as suas mãos de neve.
-
Ela vive entre lírios e açucenas,
E o vento a beija e, como o vento, deve
Ser o meu beijo em suas mãos serenas:
- Tão leve o beijo, como o vento é leve.
-
Que essa divina flor, que é tão suave,
Ama o que é leve, como um leve adejo
De vento ou como um garganteio de ave,
-
E já me basta, para meu tormento,
Saber que o vento a beija, e que o meu beijo
Nunca será tão leve como o vento . . .
*
ZEFERINO BRASIL
" Soneto "
Vovó Musa

 "Orquideas" Foto LuisD

▬▬

Nenhum comentário: