quinta-feira, 13 de agosto de 2009

027 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "

 "Orquideas" Foto LuisD.
JOSÉ ALBANO
José de Abreu Albano
Nasceu a 12 de abril de 1882, signo de touro,
cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil.
Viajou por vários países da Europa, Ásia e África.
Falava alemão, espanhol, francês,inglês, italiano . . .
catalão, grego, latim, provençal . . .
Estilo neo parnasiano.
Faleceu em 1923...
*
CANTOePALAVRAS
Rimas, 1912; Comédia Angélica . . .
*
Das flores mais preciosas
O doce molho é composto
Não trago jasmins nem rosas,
Porque já os tens no rosto.
-
Quanto é forte o meu desejo
Nesta afeição insensata:
Morro, porque te não vejo
E sei que ver-te me mata.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
disto enfim já não duvido,
No mundo o maior cuidado
Vem do bem que foi perdido
Antes de ser alcançado.
-
Ó coração, quando choras,
Bate com arquejos lentos,
Marca o tempo, não por horas,
Mas sim por meus sofrimentos.
*
JOSÉ ALBANO
" Cantigas " (fragmentos)

"Piton Albino" 
Birmânia,(instituto Butantan, São Paulo, Brasil) 
Foto LuisD.
EUGENIO MARTINEZ COVRE
Nasceu em 28 de dezembro de 1918, signo de sagitário.
São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil.
Poeta, marceneiro, artesão . . .
*
CANTOePALAVRAS
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
*
Na escuridão, eu não vejo
Roubei-te um ousado beijo
Ficou comigo a dor.
Agora estamos distante
Juntos naquele instante
Foi um arroubo de amor.
-
Vagava a Lua sozinha
Pensei que serias só minha
Um súbito e furtivo alvor.
Senti teu inebriante perfume
Menti a mim, tive ciúme
De ver em sonho tanto amor.
-
Procurei por entre o jardim
Se eras uma rosa ou jasmim.
Encontrei escondida a flor
Ao ver-me, ela relutava
E aos poucos de mim se afastava
Só me resta o martírio do amor.
-
Eu fui o vento, tu foste o temporal
A mim não me fizeste mal.
Tu és uma sombra no ardor
Não oprimes meus sentimentos
Amei-te por alguns momentos
Não vos nego, estou perdido de amor.
-
E quando o dia amanhecer
Ao senhor vou pedir uma prece
Tênue lamento de um trovador.
Em teus lábios ficou a semente
Seria mais um sonho ardente
Que linda noite de amor!
-
Guardo dentro da alma um segredo
Oculto ao mundo meu medo
Perder-te, serão chamas de horror.
Mas surge fascinante donzela
Entre as trevas, tão bela
Beijou-me louca de amor!
*
EUGENIO MARTINEZ COVRE
"Louco Amor"

Embauba
e
Bicho Preguiça
Mata Atlântica, Brasil

Nenhum comentário: