domingo, 9 de agosto de 2009

032 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "


AUTA DE SOUSA
Nasceu a 12 de setembro de 1876, signo de virgem.
Macaíba, Rio Grande do Norte, Brasil. . .
Estilo Simbolismo.
*
CANTOePALAVRAS
" Hôrto, 19oo "
*
"Meu Jardim" foto LuisD.

Acostumei-me a vê-lo todo o dia
De manhãzinha, alegre e prazenteiro,
Beijando as brancas flores de um canteiro
No meu jardim - a pátria da ambrosia.
-
Pequeno e lindo, só me parecia
que era da noite o sonho derradeiro . . .
vinha trazer às rosas o primeiro
Beijo do Sol, nessa manhã tão fria!
-
Um dia foi-se e não voltou . . . Mas quando
A suspirar me ponho, contemplando,
Sombria e triste, o meu jardim risonho . . .
-
Digo, a pensar no tempo já passado:
Talvez, ó coração amargurado,,
Aquele beija-flor fosse o teu sonho!
*
AUTA DE SOUSA
" O Beija-Flor "
Hôrto

"Flores" Foto LuisD.

 
MARCELO GAMA
Pseudônimo "Machado"
Nasceu em 1878, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.
Poeta, jornalista...
Faleceu em 1915, Rio de Janeiro, Brasil.
*
CANTOePALAVRAS
"Via Sacra"; "Avatar"...
*
Vê-la crescer, florir - viço e perfume;
Já sorri; quer falar; tartamudeia;
Diz "mamãe" e "papai" sufoca o ciume
Os dentinhos lhe vêm. Anda. Chilreia.
Traz a casa de risos sempre cheia.
Vai ao colégio, mas com azedume
Aborrece as bonecas. Cresce alheia
A formosura e à graça que resume.
-
De moça tem cismas e alvoroços.
Põe vestidos compridos; fala pouco
Suspira, sonha, anseia e pensa em moços.
-
Vê-la como fulgura numa sala...
Envaidecer-me e... chorar como um louco
Quando o noivo vier arrebatá-la!
*
Marcelo Gama
"soneto de um pai"


Nenhum comentário: