terça-feira, 13 de outubro de 2009

XV - FOLCLORE . . .CANTOePALAVRAS


Ilustração do livro "Pupilas do Sr. Reitor"
autor Julio Diniz, pintor Roque Gameiro, ambos portugueses.

Uma vez o leão encontrou-se com o grilo que estava na toca a cantar:
Rei, Rei( som imitativo).
O leão disse-lhe:
- Ó compadre, então tu és rei?
- Sou, sim, sou o rei dos bichos com asas.
O leão, que também é rei dos animais, disse:
- Pois eu também sou rei, e se tu és rei e eu sou rei, como é que
há de haver dois reis num país?
Responde o grilo:
- Pois tu prepara as tuas tropas, que eu te mostrarei
o motivo por que sou rei.
O leão preparou logo um exército de gatos para ir ter com o grilo ao monte.
O grilo montou um exército de mosquitos e deu uma coça nos gatos do leão.
O leão, visto que perdeu os gatos, preparou um exército de cães.
O grilo botou-lhe um exército de moscas que derrotaram os cães.
Depois o leão preparou um exército de raposas para dar batalha ao grilo.
O grilo então soltou um exército de vespas amarelas, e assim
estragaram o exército das raposas, que só escapou uma, que se
botou a nado a um regato de água.
O leão então preparou um exército de lobos e mandou-os
para o monte batalhar com o grilo.
Os lobos com unhas desenterravam os grilos,
mas o que escapou, foi um só, mandou, mandou um exército
de abelhões sobre os lobos, e o grilo que tinha escapado
sempre a chamar: rei, rei.Rei, rei.
Nisto escapou um dos lobos, e foi fugindo pela serra
abaixo, procurando um lugar sombrio.
As vespas assaltaram nele, e foram-no perseguindo.
A raposa estava do outro lado do regato e começou a gritar para o lobo:
- À água, compadre, à água!
Nisto o lobo deitou-se à água e afogou-se.
O leão, que se viu perdido em todas as batalhas que
deu ao grilo, foi ter com ele para que lhe dissesse o
motivo por que era rei.
- O grilo respondeu-lhe:
- Tu, leão, não sabes que eu sou o rei dos bichos, e tu
rei dos animais, e Cupido rei dos amantes? São tres
cabeças reais.
E assim então é que o leão caiu na razão sabendo que era
rei dos animais, que até então não sabia.
*
" O Grilo e o Leão "
Contos Populares Portugueses


 "Meu Jardim" Foto LuisD.
Ó minha mãe não me bata
com varas de marmeleiro
que eu estou muito doente,
mande chamar o barbeiro.
-
Mal hajas tu barbeiro
e mais tua navalha!
foste sangrar a menina
na veia mais delicada!
*
Cantigas Populares
Da minha saia amarela
Fiz as calças do meu home;
Com a alegria das calças
Há tres dias que não come.
*
Folclore Português
"Carro de Bois", Portugal.
O Sol posto vem doente
a Lua vai ser sangrada,
S. João é o barbeiro,
S. Pedro segura a malga.
-
A oliveira do adro
ramo dela tem virtude,
passei por ela doente
e logo tive saude.
*
Cantigas Populares

*

"Lua"
São Paulo, Brasil, 2011" Foto LuisD.

Nenhum comentário: