sexta-feira, 11 de setembro de 2009

06 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "

 "Flores" Foto LuisD.

JOHAN GARCIA DE GUILHADE
Nasceu no século XIII, em Milhazes( perto de Barcelos), Portugal . . .
*
CANTOePALAVRAS
53 Cantigas
15 Cantigas d'Amor; 21 Cantigas d'Amigo; 15 Cantigas
d'Escárnio e Maldizer; 02 Cantigas Tenções . . .
*
Estes meus olhos nunca perderam,
senhor, gran coita, mentr' eu vivo for.
E direi-voa, fremosa mia senhor,
d'estos meus olhos a coita que ham.
Choram e cegam quand' alguem non veem,
e ora cegam por alguem que veem.
-
Guisado teem de nunca perder
meus olhos coita e meu coraçom.
E estas coitas, senhor, minhas som;
mais los meus olhos, per alguem veer,
choram e cegam quand' alguem non veem,
e ora cegam por alguem que veem.
-
E nunca já poderei haver bem,
pois que amor ja non quer, nem quer Deus.
Mais os cativos d'estes olhos meus
morreram sempre por veer alguem:
choram e cegam quand' alguem non veem
e ora cegam por alguem que veem.
*
JOHAN GARCIA GUILHADE
"Estes meus olhos nunca perderam"
C.B.N., 1599
*
"Guerreiros"
 Iluminura do século XIII, Portugal.
Biblioteca Nacional do
Mosteiro de Alcobaça, Portugal.
ROI QUEIMADO
Nasceu no século XIII, Portugal.
Frequentou a corte de D. Afonso III rei de Portugal.
*
CANTOePALAVRAS
15 Cantigas d'Amor; 08 Cantigas d'Amor e d'Escárnio . . .
*
Nostro Senhor Deus e por que neguei
a mia senhor, quando e eu veer
podia e lhi podera dizer
muitas coitas que por ela levei?
ca ja eu tal temp' houv'! e atendi
outro melhor! e aquele perdi!
E outro tal nunca ja cobrarei!
-
Ca ja eu tal temp' houve que morei
u a podia eu mui bem veer,
e u a vi mui melhor parecer
de quantas donas vi nem veerei!
E pero nunca lh' ousei dizer rem
de quantas coitas levei, por gram bem
que lh' eu queria e quer' e querrei,
-
Mentr' eu viver! Mais ja non viverei
se non mui pouco, pois que a veer


eu non poder, ca ja nenhum prazer
de nulha cousa nunca prenderei;
ca nunca Deus quer que eu cuid' em al
se non porque lhe non diss' o gram mal
e a gram coita que por ela hei.
-
Mais a que sazom que m'eu acordei,
quando a non posso per rem veer,
nem quando non poss' i conselh' haver!
Mais eu cativo, e que receei?
ca non mi havia por end' a matar,
nem ar havia peor a estar
d'ela do que m' hoj' estou, e o sei.
-
Mais de que podia peor estar,
pois eu non vej' aquela que amar
sei mais de mim, nem quantas cousas sei?
*
ROI QUEIMADO
"Nostro Senhor Deus e por que neguei"
C.B.N.,23



Nenhum comentário: