terça-feira, 22 de setembro de 2009

03 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "



VASCO RODRIGUES DE CALVEDO
Nasceu no século XII, em Portugal . . .
*
CANTOePALAVRAS
Cantigas d'Amor . . .
*
Por vo veer vin eu, senhor
e lume d'estes olhos meus;
e valha-me contra vós Deus,
ca o fiz con coyta d'amor!
ca, senhor, non ey eu poder
de viver mays sen vos veer.
-
Aventurey-m' e vin aqui
por vos veer e vos falar;
e, mia senhor, se vos pesar,
fazed' o que quiserdes y,
ca, senhor, non ey eu poder
de viver mays sen vos veer.
-
Como vós quiserdes, será
de me fazerdes mal e ben;
e, pois é tod' en vosso sen,
fazed' o que quiserdes já,
ca, senhor, non ey eu poder
de viver mays sen vos veer.
*
VASCO RODRIGUES DE CALVEDO
"Por vo veer vin eu, senhor"
" Cantiga d'Amor "
C.V.584
*
"Os Quatro Cavalos" Apocalipse do Mosteiro do Lorvão,
Portugal, 1189, Portugal.
Arquivo Nacional da "Torre do Tombo", Lisboa, Portugal.
DOM JOAM DE MENEZES
Nasceu em Portugal . . .
Trovador
*
CANTOePALAVRAS
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
*
I
Poys foes fem piadade,
que meu mal leuaes tal grorea,
ja nam quero moor vitorea
que vençer mynha vontade.
-
Nam da pena nem prazer
bem nem mal que me façaes,
folguo menos de v' ver
do que vos a my folgaes.
Fazme algu~ua faudade
vyrem coufas aa memorea
que paffey: mas na verdade
nam me dam pena ne grorea.
*
DOM JOAM DE MENESES
"Cantigua Fua"
Tomo I
Cancioneiro Geral
(Garcia de Resende)
*
II
Coeftes ventos dagora
perigofo he navergar,
que fe mudam cada ora,
& quem vay de fozem fora
nunca mays penda banda,
a rrezam nam he houuida,
a vontade tudo manda,
& quem ha dandar defanda,
quem tem alma nã tem vida.
*
DOM JOAM DE MENESES
"Trova fua maudou a Luys da filueyra,
que partia de Lixboa ao cerco de Tanjer". . .
Tomo I
Cancioneiro Geral
(Garcia de Resende)
"SESC, Interlagos, São Paulo, Brasil"
Foto LuisD.
PERO GOMES BARROSO
Trovador portugues do seculo XIII . . .
*
CANTOePALAVRAS
cinco cantigas d'amor;
oito cantigas d'escárnio . . .
*
I
Par deus, senhor, tan gran sazon
non cuydey eu a desejar
vosso ben, a vosso pesar,
e vedes, senhor, por que non:
Ca non cuydey sen vosso ben
tanto viver per nulha ren.
-
Nen ar cuyde y , des que vos vi
o que vos agora direy:
muy gran coyta que por vos ey
sofre-la quanto a sofri:
Can non cuydey sem vosso ben
tanto vover per nulha ren.
-
Nen ar cuydey depoys d'amor
a sofrer seu ben seu mal,
nen de vós, nen de Deus, nen d'al,
e direy-vos, porque, senhor:
Ca non cuydey sen vosso ben
tanto viver per nylha ren.
*
PERO GOMES BARROSO
"Par Deus, senhor,tan gran sazon"
Cantiga d'amor
C.B.N. 393

"Jogral"
LOURENÇO
Nasceu no século XIII, em Portugal, viveu no reinado
de D.Afonso III . . .
*
CANTOePALAVRAS
duas cantigas d'amor; sete cantigas d'amigo;
uma cantiga d'escárnio e oito tenções . . .
*
Senhor fremosa, oy eu dizer
que vus levaron d'u vus eu leixei
e d'u os meus olhos de vós quyrey;
aquel dia fora ben de morrer
eu, e non vira atan gran pesar
qual mi Deus quis de vós amostrar.
-
Porque vos foron, mha senhor, casar
e non ousastes, vós, dizer ca non:
por én, senhor, assy Deus mi pardon,
mays mi valera ja de me matar
eu, e non vira atan gran pesar
qual mi Deus quis de vós amostrar.
*
"Jogral" LOURENÇO
Senhor fremosa, oy eu dizer



Nenhum comentário: