sexta-feira, 11 de setembro de 2009

07 - " OS ETERNOS MOMENTOS DE POETAS E PENSADORES DA LINGUA PORTUGUESA "

 "Meu Jardim" Foto LuisD.
MARTIN SOAREZ
Nasceu, 1220 (?), século XIII, em Riba de Lima(Ponte de Lima),
Portugal.
Amigo de Pai Soares de Taveiros e de muitos outros, da
época, frequentou a côrte do Rei Afonso X, de Castela e Leão. . .
*
CANTOePALAVRAS
41 Cantigas
23 Cantigas d'Amor; 17 Cantigas d'escárnio, maldizer;

01 Cantiga de Tenção. . . .
*
No mundo non me sei parelha,
mentre me for como me vai,
ca já moiro por vós - e ai
mia senhor branca e vermelha
queredes que vos retraia
quando vos eu vi em saia!
Mao dia me levantei,
que vos entom non vi fea!
-
E, mia senhor, des aquel di', ai!
me foi a mi muin mal,
e vós, filha de dom Paai
Moniz, e bem vos semelha
d'aver eu poer-vos guarvaia?
pois eu, mia senhoe, d'alfaia
nunca de vós houve nem hei
valia d'ua correa.
*
MARTIN SOAREZ
"No mundo non me sei parelha"
C.A. 38

Nenhum comentário: