segunda-feira, 2 de agosto de 2010

"Arte",LuisD.

. . . a imagem, imaginária de um poeta . . .

"Arte", LuisD.


A Árvore e o Homem

*

. . . E Deus me disse: Nascerás primeiro,
serás o ar, o teto, o alimento
daquele que - meu filho verdadeiro -
receberá de ti todo o sustento!
-
E tu vieste e que contentamento
em te ofertar, pelo planeta inteiro,
calor, pão, vinho, teto e desse alento
de que és, para viver, prisioneiro!
-
Porém trocaste a vida natural,
que me ligava a ti, pelo veneno
da vida poluída artificial . . .
-
E hoje . . . destruidos, os meus restos somem
por toda a Terra . . . e meu adeus te aceno.
Mas . . . que será de ti, sem mim, pobre Homem . . .?
*
ADÉLIA VICTÓRIA FERREIRA
"A Árvore e o Homem"
Poesias do Sol
A Árvore da Serra
*
- As árvores, meu filho, não têm alma!
E esta árvore me serve de empecinho . . .
É preciso cortá-la, pois meu filho,
Para que eu tenha uma velhice calma!
-
- Meu pai, por que sua ira não se acalma?!!
Não vê que em tudo existe o mesmo brilho?!!
Deus pôs almas nos cedros . . . no junquilho . . .
Esta árvore, meu pai, possui minh'alma! . . .
-
- Disse - e ajoelhou-se, numa rogativa:
"Não mate a árvore, pai, para que eu viva"
E quando a árvore, olhando a pátria serra!
-
Caindo aos golpes do machado bronco,
O moço triste se abraçou com o tronco
E nunca mais se levantou da terra!
*
AUGUSTO DOS ANJOS
"A Árvore da Serra"
▬ Reflexão de um Poeta ▬
*
Se vivo, sei que não sonho
Se sonho, sei então que vivo . . .
*
Mário da Silva Brito
▬ Aniversários Importantes ▬
*
António Sardinha, 09 de setembro de 1888.
Ferreira Gullar, 19 de setembro de 1930.
Bocage, 15 de setembro de 1765.
Guerra Junqueira, 17 de setembro de 1850.
Plinio Marques, 29 de setembro de 1935.

Nenhum comentário: